Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Arquivo Municipal de Grândola

Carta de vila   arquivo 1 750 1000

Em 1987 a Câmara Municipal de Grândola deu início ao tratamento arquivístico da sua documentação, através de um projeto de inventariação, preservação e divulgação realizado por um grupo de arquivistas sob a coordenação de José Mariz. Deste trabalho resultou a integração das espécies documentais nos respetivos núcleos; a sua identificação; a produção de um catálogo onde se encontravam representados três fundos – Câmara Municipal de Grândola, Administração do Concelho de Grândola e Celeiro Comum de Grândola - e a disponibilização da documentação para consulta pública, preferencialmente, nas instalações da Biblioteca Municipal.

Atualmente, existe um serviço de Arquivo, com instalações próprias e técnicos especializados, que atualizou o trabalho feito na década de 1980 e que tem efetuado o tratamento de documentação interna e proveniente de outras entidades, promovendo o serviço público e enriquecendo, deste modo, o seu acervo, pela diversidade de fundos que disponibiliza para consulta e pelo amplo espaço temporal que abarca, com documentação desde o século XVI até ao século XX.

Este manancial de informação, notável no contexto regional, tem permitido a realização de exposições, trabalhos escolares e académicos, importantes estudos no âmbito da História e Património Locais, bem como de obras de ficção.

Nas instalações do AMGDL ou através do sítio http://arquivo.cm-grandola.pt, podem ser consultados todos os fundos disponíveis, num total de 18, fotografias da Coleção Martins e Máximo (1.ª metade do séc. XX), estudos, artigos e trabalhos elaborados com base nas fontes documentais do AMGDL e documentos que periodicamente são alvo de destaque.

Arquivo Municipal de Grândola

Praça António Abílio Camacho, n.º 6

7570 – 214 Grândola

269 750 421
910 309 891