Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Abril em Grândola, Vila Morena - Dá mais força à Liberdade!

Destaquesite 25abril 01 1 760 1000
05 de Abril de 2018

 Revolução de Abril vai ser assinalada na Terra da Fraternidade durante todo o mês de Abril e dedica especial atenção às artes. No próximo dia 7 de Abril, Ana Aranha e Carlos Ademar apresentam o seu livro «No Limite da Dor – a Tortura nas Prisões da PIDE», numa sessão que vai contar com  a participação dos ex-presos políticos Aurora Rodrigues e Fernando Vicente. No dia 23 a literatura volta a estar em destaque. No Dia Mundial do Livro, vai ser apresentado o livro «Forte de Peniche, Memória, Resistência e Luta» pelos organizadores Manuela Bernardino (membro da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos) e José Pedro Soares  (ex-preso político, membro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses). Participação de Manuel Candeias  (ex-preso político, membro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses).

Abril documental volta a integrar a programação das comemorações da Revolução dos Cravos. O ciclo de Cinema exibe no Cineteatro Grandolense «Fernando Lopes Graça», de Graça Castanheira e «Mudar de Vida. José Mário Branco, Vida e Obra», de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo. No dia 20 de Abril há teatro no Cine Granadeiro. RESERVADO com Leonor Alcácer, Helena Laureano e José Ferrador*.

Festa da Liberdade

Os Quinta do Bill são a aposta do Município de Grândola para o espetáculo da noite de 24 de Abril. A Festa da Liberdade realiza-se no centro da Vila Morena, no espaço envolvente ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso, e inicia-se com a animação de rua com original Bandalheira; 15 minutos depois será dado o tiro de partida para a tradicional Corrida da Liberdade e às 22 horas começa a arruada da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. Os Quinta do Bill sobem ao palco a partir das 22h40. O espetáculo de Fogo-de-artifício Piromusical e os sons da DJoana – a DJ mais Old School completam a noite da Liberdade. O dia 25 de Abril vai ser assinalado a partir das 11h00 com a cerimónia do Hastear da Bandeira e a Sessão Comemorativa da Revolução de Abril. À tarde a festa volta ao principal jardim da Vila com a atuação dos grupos de música tradicional do Concelho.

Em Abril Flores Mil volta à mesa dos restaurantes de Grândola, tendo como principal elemento as Flores Comestíveis. A 4ª edição da Mostra Gastronómica na área da cozinha criativa vai decorrer de 20 de abril a 1 de maio**.

As comemorações de Abril terminam no dia 28 com o Debate sobre «Os Novos Desafios da Liberdade de Expressão» com Adelino Gomes, Joaquim Vieira, José Jorge Letria e Viriato Teles e o espetáculo musical “Sempre um Fim, Sempre um Começo”. Concerto de Samuel com Banda, convidada Alexandra Anastácio.

O programa das comemorações do 44.º aniversário do 25 de Abril foi preparado pelo Município de Grândola em parceria com as Juntas de Freguesia e o Movimento Associativo do concelho.

 

*SINOPSE DO ESPETÁCULO

Num local propositadamente Reservado para o efeito irá ter lugar um peculiar encontro entre quatro pessoas que estabeleceram a poesia como única forma possível de comunicação. Tal facto determina por si só que o vulgar ceda lugar ao extraordinário. Há que tornar este encontro memorável conferindo-lhe certas qualidades, revestindo-o de simbolismo para que ganhe significado. O dia finda, e é ainda o bulício e a agitação da vida quotidiana que todos trazem vestidos como uma segunda pele mas, brandamente, com o aproximar da noite, um outro ritmo mais convidativo e envolvente vai-se instalando e alterando de forma subtil a atmosfera. A mesa vai sendo aprontada, delicadas iguarias poéticas vão sendo servidas, o vinho vai correndo num ambiente de jovialidade e de boa disposição e mesmo os pequenos contratempos, como o quadro elétrico que vai abaixo, se convertem em motivo de diversão. Mas nem sempre o caminho é reto, e o que planeamos se cumpre. O telefonema do último conviva comunicando que não poderá comparecer, causa consternação e o desânimo instala-se parecendo condenar este encontro ao insucesso. E, no instante em que a dúvida se abate sobre eles, nesse instante, em que o tempo parece suspenso, torna-se claro prosseguir reinventando outros sentidos e propósitos, num salto de fé do qual saem mais unidos, enriquecidos, clarificados. Tudo, enfim fica pronto, é a hora de iniciar este ritual e por último partilhar com o público este processo alquímico de caracter celebrativo e Reservado…

FICHA TÉCNICA

Encenação | Leonor Alcácer

Direção de Atores | Cecilia Sousa

Atores | Cecilia Sousa, Helena Laureano, João Ferrador e Leonor Alcácer

Música | Madalena Manzoni Palmeirim

Sonoplastia | Herberto Magalhães

Desenho de Luz | Luis Viegas

Design | Lottie Amodini

Produção | Leonoralcacerproduções