Relatório e contas 2017 demonstra a estabilidade financeira da autarquia e a forte dinâmica implementada

C mara municipal de gr ndola 3 reduzida 1 1280 720 1 760 1000
12 de Abril de 2018

O Executivo Municipal aprovou hoje, dia 12 de abril, em Reunião de Câmara, o Relatório e Contas 2017. O documento, que teve as abstenções dos Vereadores do PS, espelha o trabalho desenvolvido ao longo do mandato autárquico, permitindo reduzir 40% da dívida total, passando de uma dívida de 14 milhões de euros, em 2013, para os 8,8 milhões de euros registados em 2017 - o que representa uma diminuição de 5,2 milhões de euros em quatro anos. Esta rigorosa gestão permitiu recuperar capacidade de investimento e garantiu o acesso ao novo quadro comunitário de apoio para concretização de investimentos estruturantes de mais de 11 milhões de euros, essenciais para o desenvolvimento do Concelho e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Ao longo da introdução ao documento, pode ler-se “Paralelamente, implementou-se uma nova dinâmica em todas as áreas de intervenção, salientando-se a dinamização da Zona Industrial Ligeira através da captação de novas empresas – das quais se destaca a empresa Francesa LAUAK, a concretização de fortes investimentos no Turismo e na Agricultura, a conclusão da revisão do Plano Director Municipal, o reforço do setor operacional e consequentemente o aumento da capacidade de intervenção, o reforço da intervenção nas áreas da Educação, Desenvolvimento Social, Desporto, Cultura e Juventude e a adoção de uma nova forma de relacionamento com as populações e instituições, potenciando a participação pública, o diálogo e a cooperação.” O documento destaca ainda o reforço de verbas para algumas áreas, comparativamente com o mandato anterior, nomeadamente, aumentos de, 15% no Desenvolvimento Social, 90% no desporto, 20% na Juventude e 65% na Cultura.

O Relatório e Contas 2017 será votado na próxima Assembleia Municipal de Grândola que decorrerá no dia 27 de abril de 2018.