Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Património Etnográfico e Artesanato

imagem


A etnografia e o artesanato marcam a identidade alentejana deste Concelho.

Os costumes e as tradições das gentes do concelho de Grândola traduzem-se numa cultura que é transversal a todos mas que é, simultaneamente, diferenciadora tendo em conta as especificidades geográficas, económicas e sociais. Esta diversidade cultural é  visível nos hábitos das comunidades rurais, mineiras e piscatórias.

Nesta região, a olaria, as mantas em lã, a arte pastoril e a construção das cabanas em colmo constituem a memória dos habitantes do concelho, esta última ainda bem presente nos nossos dias. Acrescentamos a estas o legado mais recente da arte de trabalhar raízes como a camarinha, planta endógena da nossa costa, e outras plantas da Serra de Grândola, o vestuário, acessórios e bijuteria em feltro e lã, e outras peças em resina. A pintura em cerâmica, o ferro forjado, os trabalhos em cortiça, os brinquedos e outros trabalhos em madeira, as peças tradicionais em tecido, como os talegos, são ainda as expressões máximas da atualidade local.

O Cante, pelas vozes do Grupo Coral Vila Morena, e pela utilização de trajes tradicionais dos trabalhadores rurais e o Folclore de grande representação em lugares, como Isaías e Valinho da Estrada são também elementos identificadores da etnografia local, bem como as festas religiosas e pagãs.

Na Casa Frayões Metello, na sede de Concelho, poderá encontrar um acervo diversificado de peças etnográficas que nos remete para as tradições e cultura dos grandolenses e que acabam, de alguma forma, por encarnar as memórias destas gentes. Os objetos relacionam-se com atividades tradicionais desenvolvidas em meio rural e urbano e  reportam fundamentalmente à primeira metade do século XX. Aqui poderá visitar a recriação de uma antiga sala de aula do ensino primário, bem como de um consultório médico, da década de 50, pertencente ao Dr. Vítor Ribeiro da Rocha