Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Serviços Culturais e Educativos

Serviço de planeamento e organização de diferentes atividades e projetos de promoção do livro e da leitura, desenvolvidos pela Biblioteca Municipal, como Exposições, Debates, Colóquios, Encontros com Autores, Espetáculos, Cinema, Feiras do Livro, Ações de formação/Sensibilização, Projetos com escolas e Jardins de Infância do Concelho, entre muitas outras. No sentido de promover a utilização dos seus espaços e serviços a Biblioteca programa, anualmente, um conjunto de iniciativas culturais, quer para grupos escolares, quer para a comunidade em geral – encontros com autores, espetáculos de teatro e música, exposições temporárias, ateliês, ações de formação e de sensibilização

Estas ações têm permitido uma crescente qualificação do trabalho desenvolvido pela Biblioteca Municipal, sendo de referir o facto de algumas delas terem, gradualmente, vindo a ser assumidas como parte integrante e complemento da atividade pedagógica de Professores e Educadores.

Importa destacar alguns dos projetos de cooperação na área da promoção do livro e da leitura que a Biblioteca mantém com entidades do concelho:

 

Ler faz crescer
  • Dirigido às crianças e alunos do pré-escolar e do ensino básico do concelho, este projeto tem como principais objetivos proporcionar vivências relacionadas com a palavra oral e escrita, com a imagem impressa, com o livro enquanto objeto lúdico e de prazer; promover o livro e a leitura enquanto elementos importantes na criação do sentido crítico e desenvolvimento social; desenvolver o pensamento abstrato e capacidades de compreensão; contribuir para a socialização das crianças; promover a literacia dos media e da literacia da informação e a utilização dos espaços e serviços da Biblioteca.
  • Mensalmente e durante o período letivo todas as salas de jardim-de-infância participam nas sessões programadas; em relação aos alunos do 1º ciclo a participação não é tão regular e depende da disponibilidade dos professores e de transporte.

 

Ler para ser
  • Dirigido aos alunos dos 2º e 3º ciclos, ensino secundário e profissional das Escolas do concelho, estas ações têm como objetivos principais a promoção e desenvolvimento de hábitos de leitura e/ou a consolidação de competências leitoras, a promoção das literacias da leitura, dos media e da informação, a promoção do livro e da leitura enquanto elementos úteis na construção do sentido crítico e no desenvolvimento social, o desenvolvimento do pensamento abstrato e de capacidades de compreensão do texto literário e não literário e a promoção da utilização dos espaços e serviços da Biblioteca.

 

Baús de livros
  • Projeto de troca de Baús de Livros entre todas as salas de ensino pré-escolar do concelho de Grândola que visa criar redes de comunicação que promovam, através de um contacto precoce com o livro, a criação de hábitos de leitura e a cooperação entre a comunidade educativa dos diferentes estabelecimentos e contribuir para a socialização das crianças.
  • Em cada sala de jardim-de-infância do concelho de Grândola existe um baú contendo cerca de quinze livros que podem ser explorados livremente pelas educadoras e alunos. Dessa coleção é selecionado um livro que será posteriormente trabalhado juntamente com a turma e apresentado quando é feita a troca de baú com outra sala.
  • De acordo com a decisão das educadoras, a troca é realizada uma vez por ano.

 

É uma vez…
  • Sessões de animação realizadas no segundo sábado de cada mês que têm como objetivo promover o livro e a leitura em contexto familiar, bem como a utilização dos espaços e serviços da Biblioteca.

 

Livros em cadeia
  • Ações de mediação da leitura em contexto prisional realizadas quinzenalmente no Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz.
  • São objetivos deste projeto possibilitar o acesso à cultura e ao conhecimento através da leitura, aumentar os níveis de literacia dos reclusos, estimular o desenvolvimento intelectual e aperfeiçoamento humano e criar competências que permitam uma melhor adaptação à vida prisional e posterior reintegração na sociedade.

 

Ações de animação da leitura para a CerciGrândola
  • Dirigidas aos utentes da CerciGrândola, pretende-se que estas sessões de leitura funcionem como um instrumento da psicologia para resolver conflitos e enfrentar problemas de ordem emocional, social, mental e educacional.
 
Biblioteca Municipal promove criação de Filmes em Movie Maker
  • Criar filmes em movie maker com diversas utilizações pedagógicas como book trailer, apresentação de escritores, de visitas de estudo e trabalhos de leitura e pesquisa, é a finalidade deste projecto de animação digital direccionado para alunos do 3º ciclo, ensinos secundário e profissional do Concelho de Grândola.
  • Incentivar à leitura e despertar o interesse por diversas áreas do conhecimento, através da criação de vídeos que combinam a linguagem áudio e visual, proporcionando o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e a capacidade de expressão é o objectivo deste projecto da Rede de Bibliotecas de Grândola em parceria com o Município de Grândola.

Clube de Comunicação promove Rádio e Jornalismo Radiofónico
  • “É só meia hora!” é o nome do programa de rádio criado no âmbito do “Clube de Comunicação”, um projeto da Biblioteca Municipal em parceria com as Bibliotecas Escolares de Grândola (Agrupamento de Escolas e Escola Profissional) e a Rádio Clube de Grândola.Nas transmissões participam jovens estudantes, que informam os ouvintes dos acontecimentos da escola, da vila e da atualidade, com música e humor. 
  • Promover o contacto com a rádio e o jornalismo radiofónico, artes e novas tecnologias, contribuindo  para um maior desenvolvimento dos jovens, potencializando as suas capacidades intelectuais e ampliando os seus horizontes sociais e culturais, são os princípios deste “Clube de Comunicação” direccionado para os alunos do 3º ciclo, ensinos secundário e profissional do Concelho de Grândola.
  • “O Clube de Comunicação” é um projeto da Biblioteca Municipal em parceria com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Grândola, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural e Agricola de Grândola e a Rádio Clube de Grândola.