Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Serviços Culturais e Educativos

ESPAÇOS E SERVIÇOS

Devido ao início das obras de requalificação da Biblioteca Municipal de Grândola, foram instalados, no antigo salão da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Grândola, serviços mínimos de Biblioteca. Neste contexto, encontram-se a funcionar no mesmo espaço todos os serviços para adultos, crianças e jovens - consulta local e empréstimo domiciliário de um fundo documental diversificado e acesso à INTERNET.

SERVIÇO DE BIBLIOTECA ITINERANTE


Atendendo às especificidades do concelho de Grândola, nomeadamente a distribuição demográfica, e tendo em conta as acessibilidades existentes, existem localidades (grupos de população mais isolados, áreas rurais, bairros periféricos) que não podem aceder aos serviços que a Biblioteca fixa fornece. Nestes locais, dada a sua baixa densidade populacional, não se justificava a criação de serviços em polos fixos, pelo que a existência de um serviço itinerante alteraria esta realidade.
Deste modo, no âmbito da programação da Rede Concelhia de Bibliotecas, a Câmara Municipal de Grândola passou a disponibilizar à população do concelho o serviço de Biblioteca Itinerante. Ao fazer chegar a uma grande parte dos cidadãos deste município os serviços da Biblioteca fixa -- consulta local e empréstimo domiciliário de um fundo documental diversificado (livros, jornais e revistas), acesso à internet e ao catálogo coletivo da rede concelhia - a Câmara Municipal de Grândola promove a igualdade de oportunidades, contribuindo para a inclusão social, cultural e digital.

SERVIÇOS CULTURAIS E EDUCATIVOS

Serviço de planeamento e organização de diferentes atividades e projetos de promoção do livro e da leitura, desenvolvidos pela Biblioteca Municipal, como Exposições, Debates, Colóquios, Encontros com Autores, Espetáculos, Cinema, Feiras do Livro, Ações de formação/Sensibilização, Projetos com escolas e Jardins de Infância do Concelho, entre muitas outras. No sentido de promover a utilização dos seus espaços e serviços a Biblioteca programa, anualmente, um conjunto de iniciativas culturais, quer para grupos escolares, quer para a comunidade em geral.

Projetos de promoção do livro e da leitura

Ler faz crescer

Projeto dirigido às crianças e aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do concelho. A partir dos livros, das histórias e das ilustrações que eles contêm, são realizadas sessões de animação que privilegiam, através do diálogo com as crianças, a compreensão do texto oral e escrito, a formação do sentido crítico e a criação ou consolidação de hábitos de leitura.

Ler para ser

Projeto dirigido aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, ensinos secundário e profissional do concelho de complemento aos programas curriculares. Concretiza-se através da realização de ações de mediação da leitura programadas de acordo com as sugestões dos professores e tem como objectivos criar ou consolidar hábitos de leitura, desenvolver a compreensão e análise crítica, estimular a criatividade.

É uma vez…

Pequenos e grandes espectáculos criados a partir de livros, com histórias tradicionais e modernas, realizados no segundo sábado de cada mês, dirigidos ao público em geral com o objetivo de promover práticas culturais em contexto familiar.

Baús de Livros

Projeto de cooperação entre os Jardins de Infância do concelho que tem como objectivos principais a troca de experiências e a existência de momentos de convívio e animação entre a comunidade educativa do pré-escolar, a partir de histórias dos livros disponíveis no Baú de cada Sala.

Virar a página

Atividades de leitura dirigidas aos utentes da Cercigrândola, com recurso à música e a outras formas de expressão artística, de forma a criar momentos que favoreçam a harmonia pessoal e a inclusão sociocultural.

Livros em cadeia

Ações de mediação da leitura realizadas no Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, junto da comunidade reclusa que se encontra em regime fechado, e que tem como objetivos favorecer o desenvolvimento de competências de expressão escrita e oral, o acesso à informação e ao conhecimento e estimular o exercício da cidadania, contribuindo para uma melhor reinserção na sociedade.

A Mina vai à Biblioteca

Projeto de cooperação com o Centro Ciência Viva do Lousal para divulgação da cultura científica e tecnológica, proporcionando aos utilizadores da Biblioteca um conjunto de atividades experimentais, de carácter lúdico e pedagógico que desenvolvam o pensamento científico e criativo do público em geral, e das crianças e dos jovens, em particular.

Biblioteca na Praia e no Jardim

Serviço existente nas Praias de Melides e Carvalhal e no Jardim 1º de Maio, durante os meses de julho e agosto, que disponibiliza um fundo documental diversificado (jornais, revistas, contos, novelas, livros de não ficção – culinária, saúde, entre outros) e dirigido ao público em geral (polos das praias) e às crianças em particular (polo do Jardim 1º de Maio). Este serviço é assegurado por jovens integrados através do Programa Bora lá Bulir, permitindo-lhes ocupar algum do tempo de férias e adquirir alguma experiência profissional.

Radio Grafias

Programa de divulgação das iniciativas culturais promovidas pela Câmara Municipal bem como doutras atividades culturais de âmbito regional, nacional e internacional. É emitido quinzenalmente na Rádio Clube de Grândola.