- Balcão Virtual
- Gestão de Território
- PMUS - Planos de Mobilidade Urbana Sustentável | Grândola | Carvalhal | Melides
PMUS - Planos de Mobilidade Urbana Sustentável | Grândola | Carvalhal | Melides
PMUS o que é?
Um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é um instrumento de planeamento que define uma estratégia global de intervenção em matéria de planeamento e gestão da mobilidade.
Constitui-se como documento, simultaneamente estratégico e diretor, que serve de instrumento de atuação e sensibilização, fomentando a articulação entre as diferentes plataformas de deslocação e os diferentes modos de transporte, a implementação de um sistema integrado de mobilidade de uma forma racional, com o mínimo custo de investimento e de exploração. Permitirá, ainda, racionalizar a utilização do transporte individual motorizado e, simultaneamente, garantir a adequada mobilidade das populações, promovendo a inclusão social, a competitividade, e, como âmago, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental. O futuro será determinado pelas opções coletivas do conjunto de atores que interagem no nosso território. A forma como nos movemos, o grau de descarbonização da sociedade, a qualificação do ambiente urbano, a implementação de soluções baseadas em economia circular, a qualidade da saúde pública, serão aspetos determinantes para o nosso espaço urbano. Existem diversos territórios dentro do nosso vasto concelho, tantos quantas as pessoas que nele se deslocam. Conhecer esses territórios é, por isso, essencial para planear a mobilidade neste espaço de todos. Permitirá um olhar conjunto sobre a forma como o vivemos e nele nos movemos, contribuindo para os processos de planeamento e decisão rumo a um território mais inclusivo.
PMUS de Grândola, Carvalhal e Melides
Coesão Territorial | Qualidade do ambiente Urbano | Promover a Sustentabilidade
Assente em três grandes linhas orientadoras – Coesão Territorial, Qualidade do Ambiente Urbano e Promoção da sustentabilidade – os PMUS de Grândola, Carvalhal e Melides têm como objetivos potenciar as deslocações em modo pedonal e ciclável entre as principais centralidades, a promoção dos transportes públicos, otimização do sistema viário, gestão do estacionamento e o planeamento e regulamento da logística urbana.
O seu contributo importa!
Após a fase 1 “caracterização e diagnóstico” e dos contributos recolhidos nas reuniões realizadas em novembro e fevereiro com a população e as entidades representativas do concelho foi possível trabalhar na “versão preliminar dos planos “.
Os PMUS de Grândola, Carvalhal e Melides encontram-se, nesta fase, disponíveis para consulta, análise e recolha de contributos!
A participação de todos é fundamental!
Até ao dia 10 de abril, os interessados podem consultar a versão preliminar dos planos e toda a documentação associada.
Os contributos deverão ser enviados para o seguinte endereço eletrónico: gabinete.comunicacao@cm-grandola.pt