-
Autarquia
-
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- Grândola 2030
Grândola 2030
2025
Feira de Agosto
Na Alameda que atravessa o terrado estará acessível ao público uma exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), concebida pela ilustradora Catarina Bizarro, com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Grândola, com base nas sessões realizadas nas escolas do 1.º ciclo do concelho sobre os ODS. Nestas sessões, foram abordados todos os ODS, e as alunas e os alunos criaram frases para ajudar a comunidade a perceber como pode contribuir para alcançar cada um destes Objetivos.
High Level Political Forum sobre Desenvolvimento Sustentável
Entre os dias 14 e 23 de julho, realizou-se em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas, o High Level Political Forum sobre Desenvolvimento Sustentável, o principal fórum mundial de debate e reflexão sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A convite da organização, o município de Grândola esteve representado neste fórum, com uma delegação liderada pela vice-presidente Carina Batista, tendo apresentado o seu Relatório Voluntário Local (RVL) em sessão paralela.
O RVL foi redigido com ampla participação da comunidade local, com base na visão comum sobre o que poderá ser Grândola em 2030. É, assim, o principal roteiro para incrementar a inclusão social e promover a melhoria contínua da qualidade de vida dos cidadãos; contribuir para a definição e execução de medidas para preservação ecológica e combate às mudanças climáticas e estimular o crescimento económico assente em prosperidade partilhada.
Peaceful Towns 2025
Pelo segundo ano consecutivo, o município de Grândola juntou-se aos mais de 160 países e regiões membros da rede Mayors for Peace e serviu-se da arte para falar sobre Paz com os mais novos.
A ideia «O que é a Paz para Mim» serviu uma vez mais de mote à conversa sobre este tema tão importante, tendo as respostas sido dadas na forma de desenhos, entre os quais seis serão selecionados para serem enviados para o Japão, representando assim o Município de Grândola no concurso internacional Peaceful Towns.
Estas atividades de desenho e reflexão foram dinamizadas no âmbito do projeto Verão In, e fizeram parte de uma discussão mais aprofundada sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Feira Sénior Geração +
No dia 14 de junho, Grândola recebeu cerca de 400 seniores no Parque de Feiras e Exposições para a 15.ª edição da Feira Sénior Geração +.
Esta grande iniciativa juntou os participantes dos programas de Envelhecimento Ativo de Grândola, Universidade Sénior de Grândola e Programa Viver Solidário, e os convidados de Castro Verde, Évora, Serpa e Sines no que foi um dia de celebração do envelhecimento ativo, com música, aulas de grupo e diversas atividades.
A Agenda 2030, tendo sido também já abordada nas aulas de muitos dos participantes, não deixou de ter destaque no Encontro. As atividades do stand dedicado aos ODS apelaram ao espirito competitivo dos seniores por meio de um quizz, mas também à reflexão sobre o que é necessário para que ninguém seja deixado para trás.
Dia Mundial da Criança
Sendo a concretização dos ODS uma responsabilidade de todas e todos, incluindo dos mais novos, foram dinamizadas sessões sobre o tema com os alunos das EB1 do concelho de Grândola, de modo que as crianças fossem motivadas a pensar o que poderiam fazer para tornar o mundo melhor. A reflexão destas crianças levou à criação da exposição «Queremos transformar o mundo», inaugurada no Jardim 1.º de Maio, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.
No dia 30 de maio foi também dada a oportunidade a todas as crianças para deixarem as suas mensagens no stand dos ODS, onde receberam autocolantes, crachás e jogos da memória, todos relacionados com o compromisso de «transformar o mundo».
Encontro de Jovens Mayors for Peace
Entre os dias 20 e 21 de maio, a Câmara Municipal de Évora assinalou o 80.º aniversário do bombardeamento atómico de Hiroshima e Nagasaki organizando o «Encontro de Jovens Mayors for Peace» e a conferência «Então e a Paz?», servindo o Vagar, inspiração de Évora 2027- Capital Europeia de Cultura, como pano de fundo das conversas.
A jovem grandolense Maria Borges representou o município de Grândola neste momento de reflexão sobre a Paz, diretamente relacionado com o ODS 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
2024
Peaceful Towns 2024
Durante o mês de agosto, no âmbito do projeto Verão In e do Estúdio Jovem, os jovens grandolenses tiveram a oportunidade de aprender sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de desenvolverem a ideia «O que é a Paz para mim» por meio do desenho. Os desenhos vencedores do concurso local foram posteriormente enviados para o Japão, representando o município no concurso anual da rede Mayors for Peace.