- Autarquia
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Em 25 de setembro de 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Resolução A/RES/70/1, intitulada «Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável». Neste importante documento foram definidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, considerados pilares para o caminho que todos temos de percorrer para um futuro em que ninguém é deixado para trás.
Os 5 P — Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias — são os princípios desta visão, que considera que desenhar um mundo melhor depende da interligação de várias áreas e que somente atuando em conjunto conseguiremos um mundo mais justo, mais verde e mais sustentável.
Saiba mais em Home - United Nations Sustainable Development
Grândola 2030
Empenhado na concretização da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o município de Grândola está integrado em movimentos nacionais e internacionais, como a Aliança ODS- Portugal, Rede de Cidades Educadoras, Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, Rede CESOP-Local, Mayors for Peace e Rede Municípios Pela Paz, criando ao mesmo tempo iniciativas que dão claro cumprimento aos ODS.
São vários os planos, nas mais diversas áreas, que têm sido e estão a ser concebidos para contribuírem nas dimensões económicas, sociais e ambientais do desenvolvimento sustentável, pensando em todas e em todos, sem deixar ninguém para trás.
Índice de Sustentabilidade Municipal
«O Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM) procura refletir o nível de sustentabilidade de cada município do país ao fazer o diagnóstico do Desenvolvimento Sustentável no território municipal. Trata-se de um instrumento de monitorização e avaliação, de apoio à definição de estratégias autárquicas que valoriza o papel das comunidades locais como agentes de desenvolvimento.»
Relatório Voluntário Local
«Os RVL são documentos em que as autoridades locais ou municipais analisam e reportam voluntariamente o seu progresso para concretização dos ODS, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.»
«São um instrumento fundamental para monitorizar os avanços e sustentar a ação transformadora e inclusiva dos atores locais para o cumprimento dos ODS em geral e da sustentabilidade competitiva em particular».
O Relatório Voluntário Local de Grândola está a ser elaborado, prevendo-se a aprovação do documento pelos órgãos da autarquia em julho de 2025.
Em destaque
Grândola participa no concurso «Cidades Pacíficas» (Peaceful Towns) da rede Mayors for Peace
Durante o mês de agosto, no âmbito do projeto Verão In e do Estúdio Jovem, os jovens grandolenses tiveram a oportunidade de aprender sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de desenvolverem a ideia «O que é a Paz para mim» por meio do desenho.
Os desenhos vencedores do concurso local serão posteriormente enviados para o Japão, onde representarão o município no concurso anual da rede Mayors for Peace.