- Desenvolvimento Social
- Serviço de Habitação
- Programas de Habitação
Programas de Habitação
PROGRAMAS DE ÂMBITO MUNICIPAL
Programa de Apoio ao Arrendamento
O Programa de Apoio ao Arrendamento destina-se aos munícipes que residam ou trabalhem ininterruptamente no concelho de Grândola há pelo menos 1 ano. Tem como objetivo primordial apoiar famílias com menores recursos económicos no acesso a uma habitação condigna e adequada ao agregado familiar. O apoio é feito através de um subsídio mensal, para comparticipar no pagamento da renda de uma habitação do mercado privado de arrendamento.
A candidatura é instruída através da entrega nos serviços administrativos da Divisão de
Cultura e Desenvolvimento Social, através do formulário disponibilizado para o efeito, devidamente preenchido e assinado pelo candidato.
Para mais informações poderá contactar o Serviço de Habitação do município ou consultar o Regulamento do Programa de Apoio ao Arrendamento em Vigor:
Regulamento_ Programa Apoio ao Arrendamento - 2022
PROGRAMAS DE ÂMBITO NACIONAL
1.º Direito
O 1.º Direito foi criado no âmbito da Nova Geração de Políticas de Habitação, reconhecendo aos municípios um papel crucial no que respeita ao diagnóstico das situações habitacionais indignas existentes nos seus territórios, com vista à elaboração das Estratégias Locais de Habitação. Estas visam enquadrar todos os apoios financeiros a atribuir nos territórios concelhios. Assim, os pedidos de apoio abrangidos pelo 1.º Direito são avaliados e geridos por cada município, cabendo a estes enviar as candidaturas ao Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P.
A Estratégia Local de Habitação de Grândola foi aprovada pelos competentes órgãos do município, será o sustentáculo das candidaturas ao 1.º Direito e pode ser consultada por todos os interessados.
Estratégia Local de Habitação_Grândola
Porta 65 Jovem
O Porta 65 Jovem é um programa de apoio aos jovens, no arrendamento de habitação para residência permanente, através da atribuição de uma subvenção mensal. Os candidatos devem ter idade compreendida entre os 18 e os 35 anos. As candidaturas ao programa são submetidas através da Internet e, em regra, podem ser submetidas nos meses de abril, maio, setembro e dezembro.
O Serviço de Habitação disponibiliza apoio técnico para instrução e submissão das candidaturas no âmbito deste programa.
Para mais informações poderá contactar o Serviço de Habitação do município ou consultar o Portal da Habitação, acedendo à área de arrendamento - Porta 65 jovem.