- Saneamento Básico
- Abastecimento de Água
Abastecimento de Água
O Município de Grândola é a Entidade Titular que, nos termos da lei, tem por atribuição assegurar a provisão do serviço de água no respetivo território, pelo que, em toda a área do Município, é a Entidade Gestora responsável pela conceção, construção e exploração do sistema público de abastecimento de água.
No entanto tendo delegado na empresa Infratróia EIM a responsabilidade pela conceção, construção e exploração do sistema público de abastecimento de águas na península de Tróia e, na empresa Águas Públicas do Alentejo a gestão, em alta, dos sistemas de abastecimento incluídos no contrato de parceria.
Roturas e intervenções na via pública
Consulte aqui os avisos de roturas e intervenções na via pública:
Modelo de requerimento de suspensão excecional e temporária de contratos de fornecimento de serviços essenciais
A Lei n.º 29/2021 de 20 de maio, vem estabelecer a possibilidade de ser requerida a suspensão dos contratos de fornecimento de água por micro e pequenas empresas e empresários em nome individual em situação de crise empresarial, pelo prazo máximo de 60 dias não renovável ou por empresas cujas instalações estejam sujeitas a encerramento por determinação legal ou administrativa, adotada no âmbito das medidas de controlo da pandemia da doença COVID-19, pelo período enquanto se mantiver a referida medida de encerramento, para o efeito, poderá utilizar o impresso que se disponibiliza e enviar para aguas@cm-grandola.pt ou entregar no balcão de atendimento dos Serviços.
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Sistemas de Abastecimento de Água
- Sistema de abastecimento de Água Derramada
- Sistema de abastecimento de Aldeia do Pico
- Sistema de abastecimento de Canal Caveira
- Sistema de abastecimento do Carvalhal
- Sistema de abastecimento de Grândola
- Sistema de abastecimento de Melides
- Sistema de abastecimento do Pego/Lagoa Formosa
- Sistema de abastecimento do Pomarinho
- Sistema de abastecimento de Santa Margarida da Serra
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Sistema Público de Abastecimento de Água
Entendendo-se por sistema público de abastecimento de águas em “alta”, o sistema de canalizações, órgãos e equipamentos, compreendido entre a origem de água (captação) e um ponto de entrega, os quais são, no caso do Município de Grândola, os reservatórios de distribuição de água.
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A prestação do serviço de abastecimento público de água obedece aos seguintes princípios:
- Princípio da promoção tendencial da universalidade e da igualdade de acesso;
- Princípio da qualidade e da continuidade do serviço e da proteção dos interesses dos utilizadores;
- Princípio da transparência na prestação de serviços;
- Princípio da proteção da saúde pública e do ambiente;
- Princípio da garantia da eficiência e melhoria contínua na utilização dos recursos afetos, respondendo à evolução das exigências técnicas e às melhores técnicas ambientais disponíveis;
- Princípio da promoção da solidariedade económica e social, do correto ordenamento do território e do desenvolvimento regional;
- Princípio da sustentabilidade económica e financeira dos serviços;
- Princípio do utilizador pagador.
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Contactos e Horários
Qualquer utilizador cujo local de consumo se insira na área de influência deste Município tem direito à prestação do serviço de abastecimento público de água, sempre que o mesmo esteja disponível.
O serviço de abastecimento público de água através de redes fixas considera-se disponível desde que o sistema infraestrutural da Entidade Gestora esteja localizado a uma distância igual ou inferior a 20 m do limite da propriedade.
Para solicitar ligação à rede pública de abastecimento de água deverá dirigir ao balcão de atendimento desta Câmara Municipal entre as 09h:00 e as 17h00 (dias úteis).
Quaisquer outras informações poderão ser obtidas:
- Balcão de Atendimento
- Telefone: 269 450 000
- Correio electrónico: aguas@cm-grandola.pt
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Comunicação de anomalias relacionadas com a interrupção do serviço
Para comunicação de anomalias relacionadas com a interrupção do serviço de abastecimento de água deverá contatar com o nosso Serviço de Piquete:
Telefone: 800 205 554 - Linha verde
Telemóvel: 917 252 116 - serviço de assistência permanente