- Bp Ultimate Rally Raid Portugal regressa a Grândola com contas do título ainda em aberto
Bp Ultimate Rally Raid Portugal regressa a Grândola com contas do título ainda em aberto

Entre 21 e 24 de setembro, Grândola volta a ser palco do desporto motorizado internacional com a realização do bp Ultimate Rally Raid Portugal 2025, quarta etapa do Campeonato do Mundo de Rally Raid (W2RC). A passagem pelo concelho promete emoções fortes, podendo mesmo ser decisiva na luta pelo título, que continua em aberto.
A competição, organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) com o apoio do Município de Grândola, traz a Portugal os melhores pilotos e equipas do mundo de todo-o-terreno, incluindo muitos dos protagonistas do Dakar 2025. A prova é a única disputada em solo europeu, e volta a percorrer os estradões do Alentejo, Ribatejo e da Extremadura espanhola, antes da chegada a Lisboa, onde terá lugar a cerimónia oficial de entrega de prémios.
Em Grândola, o programa inicia-se a 21 de setembro com a possibilidade de visita do bivouac das 19h00 às 22h00, tal como no dia seguinte. No dia 23 de setembro (terça-feira), os motores irão soar no Prólogo de 5km, que, a par do ano passado, irá decorrer no terreno adjacente ao Parque Desportivo Municipal, a partir das 15h00 para as motos, e das 16h30 para os automóveis. Nesse mesmo dia, teremos uma sessão de autógrafos entre as 18h30 e as 19h00 no Parque de Feiras e Exposições, seguida da Cerimónia de Partida - às 19h00 (motos) e 20h15 (automóveis). No dia seguinte, 24 de setembro (quarta-feira), decorre a segunda especial da prova (300 km), com partida e chegada a Grândola (15h30 – 1.ª mota e 17h00 – 1.º auto), sendo que a última etapa do dia se realiza no local do Prólogo a partir das 15h00. O bivouac estará aberto das 18h00 às 22h00.
No dia 25 de setembro, a caravana parte para Badajoz, prosseguindo depois para Lisboa onde decorrerá a cerimónia de entrega de prémios.
O W2RC chega a Portugal ao rubro, com cinco pilotos ainda na luta pelo título mundial: Nasser Al-Attiyah (Dacia) lidera a classificação, seguido de perto pelos pilotos da Toyota, Henk Lategan e Lucas Moraes. Também Seth Quintero e Yazeed Al-Rajhi, vencedor do Dakar 2025, mantêm hipóteses matemáticas.
Entre os portugueses, destaque para João Ferreira (Toyota), atual 9.º classificado, em igualdade pontual com o nove vezes campeão do mundo de ralis, Sébastien Loeb.
A passagem do Rally Raid por Grândola promete, assim, atrair milhares de visitantes e apaixonados pelo todo-o-terreno, mantendo o concelho na rota das grandes competições desportivas internacionais.
Consulte todas as informações em https://rallyraidportugal.com