- Eleições para o Parlamento Europeu 2024 - Recrutamento de Técnico de Apoio Informático
Eleições para o Parlamento Europeu 2024 - Recrutamento de Técnico de Apoio Informático
As eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para 9 de junho de 2024, vão usar este ano, pela primeira vez, cadernos eleitorais desmaterializados, acessíveis apenas através de equipamentos informáticos em todas as assembleias e secções de voto.
A próxima eleição para o Parlamento Europeu está agendada para o dia 09 de junho de 2024 e, pela primeira vez, em todas as assembleias e secções de voto, irão ser utilizados cadernos eleitorais desmaterializados, através de dois equipamentos informáticos de acesso exclusivo.
Em virtude desta alteração, é necessário recrutar Técnicos de Apoio Informático (um por mesa de voto) para estarem presentes, no dia 9 de junho, junto às mesas de voto, devidamente credenciados pela Administração Eleitoral, a fim de darem apoio na utilização dos equipamentos informáticos, em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.
1. Requisitos do TAI:
a. Idade superior a 18 anos;
b. Nível de habilitações: mínimo 12.º ano completo ou frequência de ensino superior, preferencialmente nas áreas de formação tecnológica em informática, sistemas de informação e de comunicações e/ou com o 12º ano completo e com conhecimentos na ótica do utilizador;
c. Não necessita de estar recenseado no concelho ou freguesia onde vai desempenhar a função de TAI;
2. Com disponibilidade obrigatória para:
a. Em data e hora a definir, receber formação, ministrada pelo IEFP, I.P., com uma duração aproximada de 6 horas, em local a definir;
b. Estar presente no dia 01 de junho no local da mesa de voto para, nos períodos da manhã e da tarde, ministrar formação aos membros de mesa e participar no teste geral;
c. Estar presente no dia da eleição (09 de junho), no local da mesa de voto, a partir das 6h00 até às 22H00, a fim de exercer as funções de técnico de apoio informático, no âmbito da utilização dos cadernos eleitorais desmaterializados e do plano de contingência.
3. Os interessados, deverão inscrever-se, até ao 10 de maio de 2024, através do seguinte link (https://formularios.iefp.pt/index.php/536914?lang=pt)(promovido pelo IEFP)
4. A seleção dos candidatos corresponderá à ordenação dos mesmos, em função do nível de habilitações literárias detidas e em caso de igualdade de classificação terá preferência o candidato mais jovem (data de nascimento).
5. O TAI terá direito a uma compensação, no valor de 59,15€, por cada dia identificado no ponto 2 (totalizando 177,45€). O valor da compensação só será atribuído, se o TAI vier a estar presente no dia da eleição.
Caso o número de candidaturas exceda a quantidade necessária de técnicos, são utilizados como critérios de ordenação:
1. Formação em informática ou em sistemas de informação e comunicações;
2. Nível de habilitações literárias;
3. Candidato mais jovem.
Mais informação:
https://www.portaldoeleitor.pt/pt/noticias/Pages/T%C3%A9cnico-de-Apoio-Inform%C3%A1tico-.aspx