- Festa da Liberdade em Grândola: Paulo de Carvalho, Agir e as convidadas Lura e Milhanas
Festa da Liberdade em Grândola: Paulo de Carvalho, Agir e as convidadas Lura e Milhanas
Dois espetáculos inesquecíveis que vão contar com a participação de dezenas de músicos em palco e com vídeos inéditos sobre o 25 de Abril
A Vila Morena celebra os 50 anos de democracia com uma festa que promete ser memorável.
Nome indissociável de Abril, Paulo de Carvalho, o artista com mais de 60 anos de carreira, sobe ao palco da Festa às 22h30! 25 minutos depois desta hora, há 50 anos, a canção por si interpretada “E depois do Adeus” era emitida na rádio e marcava o início da Revolução dos Cravos.
No concerto do próximo dia 24, em Grândola, a interpretação desta música será certamente um dos momentos emocionantes da noite que reserva muitas surpresas e momentos de grande simbolismo. Paulo de Carvalho apresenta o seu espetáculo em formato Big Band, que reúne 8 fantásticos músicos, onde junta as canções que tornou populares e novas canções, a músicas que escreveu ou compôs para outras vozes.
O concerto de Agir, a seguir a um imperdível espetáculo piromusical e multimédia, é uma homenagem de um dos mais importantes artistas contemporâneos da música portuguesa ao cancioneiro do 25 de Abril, aos seus poetas e músicos de intervenção, como Zeca Afonso, Sérgio Godinho ou Fausto, entre outros. Composto por 16 músicos em palco, o espetáculo conta com a participação das convidadas Milhanas e Lura.
Milhanas lançou o seu primeiro tema original, Lamentos, em 2021. O seu álbum de estreia De Sombra a Sombra foi editado em 2023. Em 2022 foi uma das finalistas do Festival da canção e, este ano, voltou a subir ao palco para homenagear Maria Guinot, vencedora do Festival da Canção em 1984 com ‘Silêncio e Tanta Gente’ sendo um dos momentos de destaque da segunda semifinal.
Lura, é uma cantora portuguesa, de ascendência cabo-verdiana. As suas composições baseiam-se na música tradicional cabo-verdiana como por exemplo a Morna, o Funaná e o Batuque, influenciadas pela música ocidental africana e contemporânea. A exploração mais profunda das suas raízes começou a ganhar forma em Di Korpo Ku Alma (2004), disco que teve edição em dez países, valendo-lhe ser notada pelos BBC World Music Awards e os Victoires de La Musique.
As Gerações de Abril
Às canções juntam-se testemunhos da história dos 50 anos do 25 de Abril. Tal como no palco, cuja música estará a cargo de diferentes gerações, o filme que acompanha os concertos da noite transmitirá a Herança da Liberdade. Aos testemunhos inéditos dos grandolenses que viveram e participaram na Revolução dos Cravos juntam-se as opiniões das crianças e dos jovens do nosso concelho. O que sabem as novas gerações sobre o 25 de Abril num registo único para ver e ouvir ao longo da grande noite da Liberdade, em Grândola Vila Morena!