- Grândola | Projeto Ilustrar a Fraternidade
Grândola | Projeto Ilustrar a Fraternidade

Exposições, Oficinas de Artes Visuais e Debates com José Pacheco Pereira, Henrique Cayatte ou Mamadou Ba dedicadas aos cartazes período que sucede o 25 de Abril, a capas de discos de José Afonso e a ilustrações de André Carrilho projetadas para o livro Dicionário da Invisibilidade
«Ilustrar a Fraternidade» é um projeto constituído por três conjuntos de iniciativas que nasceu no dia 5 de abril, com a abertura, na Biblioteca e Arquivo, da Exposição «Grafismos em Liberdade», que apresenta um conjunto de cartazes produzidos no período que se seguiu ao 25 de Abril de 1974, do espólio dos Arquivos Ephemera, de José Pacheco Pereira, e do Arquivo Pessoal de Jorge Silva.
A exposição sobre os modos de expressão daquela época, relacionando-os com as maneiras atuais de comunicação, pode ser visitada até 3 de maio.
«Ilustrar a Fraternidade», uma iniciativa do município de Grândola com curadoria de José Teófilo Duarte que será desenvolvida na referida localidade durante os próximos meses, inclui três exposições, que vão permitir debater e desenvolver ideias visualmente, três oficinas de artes visuais «Olhar a Fraternidade» orientadas por Ana Nogueira, e três Conversas Ilustradas (debates), com as participações de, entre outros, José Pacheco Pereira, Jorge Silva, Ana Nogueira, Mamadou Ba, Henrique Cayatte, Ana Palma, Rosa Azevedo e José Falcão.
«Grafismos em Liberdade» é o título do primeiro conjunto de ações. Seguem-se «Olhares do Andarilho», dedicada ao design das capas dos discos de José Afonso, e «Estes Humanos são Loucos», que incide sobre trabalhos de André Carrilho projetados para o livro Dicionário da Invisibilidade.
Primeiras iniciativas do Projeto «Ilustrar a Liberdade»
5 abril | Apresentação do projeto e abertura da exposição GRAFISMOS EM LIBERDADE
18 horas | Biblioteca e Arquivo
Participações de Jorge Silva, Ana Nogueira e José Teófilo Duarte.
Cartazes produzidos no período que se seguiu ao 25 de Abril de 1974, do espólio dos Arquivos Ephemera, de José Pacheco Pereira, e de Jorge Silva. Exposição sobre os modos de expressão daquela época, relacionando-os com as maneiras atuais de comunicação.
12 abril | Oficina GRAFISMOS EM LIBERDADE
11:00 - 12:00 - Famílias e crianças dos 6 aos 12 anos (15 pessoas).
15:00 - 16:30 - adultos ( a partir de 16 anos (20 pessoas).
O grafismo é uma arma! Oficina de artes visuais em que será explorada a força do desenho na comunicação de atitudes.
Coordenação da artista visual Ana Nogueira.
Inscrição prévia: biblioteca@cm-grandola.pt até 10 de abril de 2025
3 maio | Debate GRAFISMOS EM LIBERDADE.
18:30 | Biblioteca e Arquivo
Jorge Silva, José Pacheco Pereira e José Teófilo Duarte (Moderação).
Debate sobre os cartazes da liberdade que inundaram as paredes das cidades no PREC. As redes sociais e a inteligência artificial substituem a mão humana?