A sessão pública de apresentação da RESIST – rede de organizações culturais e cívicas dedicada à preservação e valorização da memória da resistência e da oposição à ditadura em Portugal, tem lugar dia 9 de julho, às 15h00, no Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche.
O Municipio de Grândola vai estar representado na sessão de apresentação, que conta com a leitura pública da Carta de Compromisso da Rede e uma conferência inaugural proferida por Aurora Rodrigues, magistrada jubilada e antiga presa política, detida pela PIDE aos 21 anos e sujeita a tortura em Caxias.
A Rede RESIST nasce da vontade conjunta de diversas instituições — museus, arquivos, associações e autarquias — em resgatar, estudar e difundir o conhecimento sobre as múltiplas formas de resistência à ditadura, promovendo o património material e imaterial associado a esta luta e afirmando os valores da Liberdade, da Democracia e dos Direitos Humanos.
A apresentação da REDE RESIST representa um passo fundamental na construção de uma memória coletiva ativa e viva, com os olhos postos no futuro, na defesa permanente da liberdade e dos valores democráticos.