- Rui Teixeira e Patrícia Serafim vencem 20.ª edição da Ultra Maratona Atlântica Tróia-Melides
Rui Teixeira e Patrícia Serafim vencem 20.ª edição da Ultra Maratona Atlântica Tróia-Melides



Prova decorreu sob temperaturas elevadas e ficou marcada por histórias de superação, entreajuda e espírito de resiliência.
As praias do concelho de Grândola receberam, no domingo, 27 de julho, a 20.ª edição da Ultra Maratona Atlântica Tróia-Melides, uma das mais desafiantes provas de corrida em areia do país, com 45km percorridos entre a península de Tróia e a praia de Melides. A 11.ª edição da Corrida Atlântica (10 km), com partida e chegada a Melides, completou o programa desportivo do evento. No conjunto das duas provas, inscreveram-se 703 atletas, entre os quais 77 representantes de 24 nacionalidades diferentes — uma dimensão internacional que reforça o prestígio crescente desta competição.
Com os termómetros a ultrapassarem os 30ºC, o desafio físico e mental foi elevado ao limite. Entre os mais de 200 atletas participantes na distância longa, destacou-se a vitória de Rui Teixeira, da Escola de Atletismo de Coimbra, que se estreou na Ultra Maratona Atlântica com um impressionante tempo de 03:15:36. O pódio da classificação geral masculina ficou completo com Nuno Carpinteiro (Clube Raquel Cabaço), com 03:38:45, e Sérgio Batalha (03:50:26), que participou a título individual.
No setor feminino, Patrícia Serafim (indiv.) voltou a fazer história ao conquistar pela 11.ª vez o primeiro lugar, com o tempo de 03:55:56. Laura Grilo (indiv.) repetiu a segunda posição pelo terceiro ano consecutivo (04:05:53), enquanto Catarina Serrazina (indiv.) encerrou o pódio com 04:22:09.
A Corrida Atlântica, com um percurso de 10 km, foi vencida por Paulo Martins (Grupo Desportivo e Recreativo São Francisco da Serra), com 00:44:40. Carlos Tiago e Luís Brito, ambos da Run Tejo – Prevent Sprain, conquistaram o segundo e terceiro lugares, respetivamente. No setor feminino, a atleta Kcénia Bougrova (Run Tejo – Prevent Sprain) reforçou a sua hegemonia ao vencer pela 5.ª vez consecutiva, com um tempo de 00:53:04. Ana Margarida Lourenço (indiv.) repetiu o segundo lugar do ano anterior (00:57:12) e Marisa Machado (indiv.) completou o pódio com 00:58:54.
O ambiente vivido ao longo do areal foi de superação emocional. Ao cruzar a meta, alguns participantes consideraram esta experiência “mais desafiante do que um Iron Man” e descreveram-na como “mais do que uma corrida — uma verdadeira prova de resistência mental”. O esforço físico deu lugar a momentos de superação partilhada, onde a entreajuda se sobrepôs à competição.
Para a vereadora da Câmara Municipal de Grândola com o pelouro do Desporto, Carina Batista, “é uma satisfação enorme perceber que a prova, após 20 edições, continua a mobilizar tantas pessoas, sobretudo em termos de superação”, sublinhando ainda que a inversão do percurso, que retomou o sentido original do antigo Raid de Grândola, se revelou positiva: “tivemos muitos atletas a dizerem-nos que esta mudança de sentido é excelente, apesar do esforço e da dificuldade acrescida. É um motivo de orgulho que nos dá vontade de continuar e ponderar manter este sentido Tróia-Melides”.
A edição deste ano ficou ainda marcada pelo reforço do envolvimento das associações e população locais. As praias encheram-se de banhistas que aplaudiram os atletas ao longo do percurso, e a zona da meta, em Melides, transformou-se num espaço de convívio intergeracional, com atividades para crianças e famílias que decorreram em simultâneo com as provas, contribuindo para o sucesso do evento.
Para celebrar o marco das 20 edições, foi instalada ao longo do passadiço da Praia de Melides uma exposição composta por 16 painéis de textos e imagens, que apresenta uma retrospetiva da Ultra Maratona Atlântica, desde 1987 até aos dias de hoje. Esta exposição poderá ser visitada até ao próximo domingo, dia 3 de agosto.
A Ultra Maratona Atlântica não é apenas uma prova de corrida. É um lugar onde nascem amizades, onde se quebram barreiras e onde se prova — uma e outra vez — que o impossível só dura até alguém o vencer. O desafio está lançado para 2026.
Consulte todos os resultados em https://results.sporthive.com/events/7354635812228052736