-
O que visitar
-
Museus
- Núcleo Museológico da Olaria de Melides e Oficinas de Cerâmica
Núcleo Museológico da Olaria de Melides e Oficinas de Cerâmica

A aldeia de Melides foi dos mais importantes centros de produção oleira da região, como demonstram alguns documentos que atestam a existência de oleiros na aldeia e que permitiram concluir que esta atividade remonta, pelo menos, aos meados do século XVII.
No final do século XIX e início do século XX, o centro oleiro de Melides viveu um período de retrocesso, encontrando-se apenas a funcionar uma olaria. Na primeira metade do século XX, vieram de São Teotónio alguns oleiros para a aldeia, o que permitiu a recuperação deste ofício, que se manteve até aos decénios de 1970/1980.
Francisco de Matos Almeida, nascido em 1928, foi o último oleiro desta longa tradição, tendo encerrado a atividade em 2007. O visitante pode conhecer a forma tradicional de preparar e modelar o barro e os últimos oleiros que desenvolveram o ofício na localidade e o documentário permite-lhe recuar às origens da aldeia e acompanhar a sua evolução até ao século XX.
O Núcleo Museológico contempla as Oficinas de cerâmica, onde prossegue a atividade oleira, com a arte e a criatividade que decorrem da ponte que se estabelece entre passado, presente e futuro. As Oficinas proporcionam, aos diferentes públicos que visitam o Núcleo Museológico, a observação ao vivo de parte do processo e a possibilidade de experimentarem a modelação de peças de barro, tornando esta experiência estimulativa e dinâmica.
Rua da Fonte
7570-622 Melides
novembro a março: quinta-feira a domingo, 09h30 - 13h00 | 14h00 - 17h00
abril a outubro: terça-feira a sábado, 09h30 - 13h00 | 14h00 - 17h00
Entrada gratuita