- O que visitar
- Património
- Património Natural
- Rio Sado e Estuário do Sado
Rio Sado e Estuário do Sado
O Rio Sado (antigamente chamado de Sádão) é um rio Português, que nasce a 230m de altitude, na serra da Vigia e percorre 180km até desaguar no oceano Atlântico. É dos poucos rios na Europa que corre de sul para norte. A bacia hidrográfica do rio Sado tem uma área de 7640 km2. O estuário ocupa uma área de aproximadamente 160km2, com uma profundidade média de 8m sendo a máxima de 50m.
O seu percurso passa pelo interior Concelho de Grândola (6Km aprox.) na freguesia mais a Este -Azinheira de Barros e São Mamede do Sadão, denominação associada ao nome antigo do Rio. Faz ainda em parte fronteira física entre o concelho de Grândola e Ferreira do Alentejo, durante aproximadamente 15Km.
Embora a sua maior parte se localize nos concelhos de Setúbal, Palmela e Alcácer do Sal, a Reserva Natural do Estuário do Sado também abrange uma parte do concelho de Grândola. É constituída por uma sucessão de mar e de rio, de bancos de areia e de vasa, sapais e lagoas de água doce, matagais e floresta, áreas agrícolas e pastagens, praias e dunas. Apresentando valores consideráveis do ponto de vista malacológico, ictiológico e ornitológico, esta Reserva é um importante viveiro de repovoamento da zona costeira, apresentando-se, também, como área de grande relevância para limícolas, anatídeos e espécies mamológicas.
Documentário sobre a importância do estuário do sado
Documentário Entre o Céu e as Marés