- Mapas
- Jardim 1.º de Maio
Jardim 1.º de Maio
Toponímia:
- Jardim 1º de Maio.
Cronologia:
- Foi construído entre 1940 e 1944.
Estado de conservação:
- Bom.
Descrição sumária:
- O Jardim 1º de Maio foi mandado construir por uma decisão da Câmara Municipal, a 29 de Junho de 1938, num recinto então denominado por Rocio Oriental e Rocio da Feira. Em 1940, foi solicitada autorização para a sua construção por administração directa e, em 17 de Dezembro de 1944, foi oficialmente inaugurado, com o nome de Jardim 28 de Maio. Após o 25 de Abril de 1974, a sua denominação foi alterada para Jardim 1º de Maio.
- É constituído por um lago central, árvores e plantas de diversas espécies, um parque infantil e instalações sanitárias. Possui, também, um monumento em homenagem aos beneméritos António Inácio da Cruz e Ana Luísa da Cruz Costa e uma escultura de homenagem a Sacadura Cabral e Gago Coutinho. É utilizado como local de passeio e lazer, nomeadamente de espectáculos, exposições, jogos e outras actividades.
Síntese de intervenções:
- A configuração inicial do Jardim 1º de Maio tem sido ao longo dos anos objecto de alterações, nomeadamente, no parque infantil. Foram, também, colocadas (e retiradas) gaiolas com aves, um quiosque de jornais e artesanato, mesas para jogos e piqueniques e instalações sanitárias.
Bibliografia:
- SILVA, Germesindo (2006) – Jardim 1º de Maio in “Jornal Ecos de Grândola”, nº176.
Vila de Grândola. Confronta a sul com a rua D. Ana Luísa da Cruz Costa, a norte com a avenida António Inácio da Cruz, a este com o Complexo Desportivo José Afonso, e a oeste com a rua D. Nuno Álvares Pereira.