- Feira de Chocolate em Grândola de 7 a 9 de novembro
Feira de Chocolate em Grândola de 7 a 9 de novembro

No segundo fim de semana de novembro há um conjunto de motivos doces para visitar a Vila Morena: 3 dias recheados de muito chocolate e muita animação!
Show Cooking vai apresentar “Chocolate a pensar em Grândola” e muitas opções deliciosas
A Feira, à semelhança das últimas edições, traz a Grândola conceituados Chefs que vão dinamizar o espaço do show cooking. Ao longo do certame serão confecionadas e dadas a degustar deliciosas receitas. A Tripla de Chefs Manuel Alexandre, Tony Salgado e Valdemar Onofre vão preparar “Capuccino de castanha e coentri com raspas de cacau”, “Gulache “bravo” de porco em aroma de chocolate, nabo e puré de cabaças” e um “Chocolate a pensar em Grândola”.
A artesã doceira Fátima Soares vai apresentar uma opção sem glúten “Brownie de chocolate negro com farinha de amêndoa, servido com um coulis de frutos vermelhos e chantilly.” A chef Céu de Carvalho, presença habitual no evento, promete mimar o palato dos visitantes, com uma sobremesa única e irresistível "Memórias do Alentejo" - Aveludado de Chocolate Negro 65% com Infusão de Alecrim, Geleia de Ameixa Rainha Cláudia e Telha de Amêndoa. Os estreantes Chef Rodrigo Cláudio e Chef Sara Soares da “CAOS - O Futuro É Vegetal”, projeto de catering vegetal contemporâneo, propõem “Cookie pizza de triplo chocolate com nibs de cacau pintadas a ouro”. A edição 2025 é também a estreia da Confeiteira Louise Andrade na Feira de Chocolate. Natural do Brasil, abriu em 2024 a Confeitaria em nome próprio, em Grândola, onde cada criação é feita com dedicação, responsabilidade e, acima de tudo, amor. No espaço do Show Cooking, Louise Andrade vai preparar “Brigadeiro de Pinhão banhado em Chocolate Negro”.
No primeiro dia do certame, neste espaço de excelência para a divulgação do chocolate e a apresentação de novas formas de o confecionar e utilizar, a AHRESP vai promover “Sabores de Portugal em Chocolate”, uma iniciativa que dá a conhecer a Plataforma Nacional do Chocolate — projeto criado para valorizar o chocolate enquanto produto gastronómico, cultural e turístico de Portugal.
Este momento contará com a participação da marca ChocolateChocolate, responsável por uma degustação guiada que promete uma viagem sensorial pelos sabores e texturas do chocolate português.
Arte em chocolate com Marlene Alexandre
A Mestre Chocolatier Marlene Alexandre regressa mais uma vez a Grândola com a sua arte de trabalhar o chocolate. Ao longo dos três dias do evento, Marlene Alexandre e a sua equipa irão esculpir em chocolate o Depósito de Água, símbolo icónico e histórico da vila morena, localizado junto à praça da Liberdade numa das entradas principais de Grândola.
Venda e Mostra de Marcas de Prestígio
À semelhança dos anos anteriores, a Feira a volta a apresentar mais de uma centena de expositores de mostra e venda de produtos, sempre com o chocolate como ingrediente principal, tasquinhas com pratos regionais, street food e uma confortável e ampliada área de lazer.
O vinho, atividade em crescente expressão no território, volta a ocupar lugar de destaque, com a presença de algumas adegas que integram a AVPCA e os vinhos do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz. Todos eles certamente combinam harmoniosamente com as todas as delícias à base de chocolate.
Descendentes, Augusto Canário & Amigos, Teatro e muita animação de rua e infantil
Diretamente do coração do Baixo Alentejo, para o palco da Feira de Chocolate os Descendentes trazem “Carta de Despedida”, o primeiro single da banda alentejana que mistura saudade, raízes e vontade de ficar, e muitas outras cancões com o Alentejo na voz. O espetáculo dos Descendentes, grupo composto por Jorge Cruz (The Voice Portugal, autor do single a solo “Passou Tanto Tempo”, Miguel Costa (ligado a vários grupos corais como Os Moços do Penedo Gordo, Os Encantados e Os Origens) e Mike (autodidata que escreve e compõe à guitarra, formado em Audiovisual e Multimédia), tem lugar na sexta-feira. No sábado, a boa disposição está garantida com a alegria contagiante de Augusto Canário & Amigos que prometem muitas desgarradas e muita música popular!
O teatro de rua volta a ser uma forte presença na Feira, com destaque para o espetáculo “Sombras” pelo Teatro Só a encerrar o certame no domingo. Diariamente as companhias Malatitsch, Uh!topia, Serrabecos, Estátua Viva, Gazua, Viagem Saltimbanco da Charneca - CIA Água no Deserto e CRASSH_RECYCLED prometem conquistar as atenções dos visitantes com espetáculos circenses e de fogo e música ambulante.
As atividades da Casinha do Chocolate, os carrosséis e os insufláveis completam a animação de rua que será uma constante durante o horário de funcionamento da Feira.
De 7 a 15 de novembro o chocolate e os sabores de S. Martinho vão estar também à mesa dos restaurantes aderentes do concelho. Inseridas na programação da Feira de Chocolate as “Semanas Gastronómicas” constituem uma excelente sugestão para quem visitar Grândola nestes dias de novembro.
A Feira de Chocolate encerra o calendário anual de feiras da Câmara Municipal e atrai a Grândola, ano após ano, milhares de visitantes.