- Ricardo Parada revalida título na 10.ª edição do Ultra Trail Serra de Grândola
Ricardo Parada revalida título na 10.ª edição do Ultra Trail Serra de Grândola
Prova rainha (Trail Ultra – 46km) voltou a consagrar o atleta da ADN Mértola, numa edição marcada pela certificação da ATRP e pela forte participação
Grândola foi, no passado domingo, 2 de novembro, o ponto de encontro de centenas de atletas prontos para enfrentar os trilhos exigentes e desafiantes da 10.ª edição do Ultra Trail Serra de Grândola (UTSG). A prova, organizada pelo Município de Grândola e pelo Clube Amiciclo de Grândola, levou os participantes ao coração da Serra que dá nome ao evento, num cenário de beleza ímpar e com percursos que testaram a sua resistência física e mental.
Na prova rainha, o Trail Ultra (46 km e 2500 D+), Ricardo Parada, da ADN Mértola, repetiu a vitória do ano passado e sagrou-se bicampeão do UTSG, ao cortar a meta em 05:06:27, num desempenho sólido que confirma o seu domínio nesta distância. Fábio Grazina (Sharish Gin/GD Piranhas do Alqueva) terminou no segundo lugar com 05:19:48, e Jorge Santos (C.D.C Nave/Trail Runners) fechou o pódio masculino com 05:27:43. Entre as mulheres, destaque para a vitória de Suse Oliveira (indiv.), com o tempo de 06:15:12, numa vitória ditada pela consistência e ritmo forte. Bárbara Cruz (2600TR), vencedora da edição anterior, garantiu o segundo lugar com 07:15:29, e Filomena Marques (CF Os Marialvas) completou o pódio aos 07:52:58.
O Trail Sprint (26 km e 1350 D+) teve em Roberto Baião (OCS – Arrábida Trail Team) o grande vencedor, com 02:27:14, seguido por Ilídio Panóias (ADN Mértola) com 02:38:34, e Marcolino Veríssimo (OCS – Arrábida Trail Team) com 02:40:33. No setor feminino, Cátia Ferreira (indiv.) foi a mais rápida, completando a prova em 02:59:14. Sofia Padrilha (Centro Trail Carlos Sá Penacova Team) com 03:13:33, e Esmeralda Pereira (GD Santa Cruz/Botelhos.pt) com 03:31:27, ocuparam os segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Na distância mais curta, o Mini Trail (13,5 km e 500 D+), Paulo Martins, do G.D.R São Francisco da Serra, voltou a brilhar com um tempo de 01:04:45, depois de também ter vencido esta distância no ano passado. Seguiram-se António Salgado (JDM Atletismo) com 01:07:44, e Luís Marques, atleta do clube da casa, o Amiciclo de Grândola, com 01:09:49. No setor feminino, Flávia Duarte (OCS – Arrábida Trail Team) cortou a meta em 01:23:04, com Rute Teófilo (G.D.R. São Francisco da Serra) e Eugénia Izaías (Grupo Pegada Ribeirinha) a completarem o pódio, com tempos de 01:31:43 e 01:32:38, respetivamente.
Nas classificações por equipas, destaque para o C.D.C Nave/Trail Runners, vencedor coletivo no Trail Ultra. No Trail Sprint, o pódio por equipas foi liderado pelo OCS – Arrábida Trail Team, enquanto no Mini Trail, o G.D.R. São Francisco da Serra conquistou o primeiro lugar, seguido pelo Clube Amiciclo de Grândola, coorganizador da prova.
De acordo com o regulamento da prova, foi também atribuído o prémio à equipa com mais elementos a finalizar o somatório das três provas de trail, distinção que foi conquistada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola, num claro reflexo da forte mobilização e envolvimento da população local.
A edição deste ano trouxe ainda uma novidade de relevo: a certificação oficial da prova pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), reforçando o posicionamento do UTSG no calendário competitivo nacional.
Para quem preferiu uma experiência não competitiva, a caminhada de 11 km proporcionou também uma manhã de atividade física e de contacto com a natureza, num ambiente de convívio e partilha.
A organização do evento voltou a receber elogios por parte dos participantes, que destacaram a qualidade dos percursos, a beleza da paisagem e o profissionalismo de toda a estrutura técnica, logística e de segurança.
A 10.ª edição do Ultra Trail Serra de Grândola confirmou, uma vez mais, a sua apologia à celebração da superação, da ligação à natureza e do espírito de grupo.
Todos os resultados estão disponíveis para consulta em https://results.stopandgo.pro/1715
